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Blog 19 de março de 2024

Qual a Plataforma Ideal de E-commerce para Minha Empresa?

Writen by Four2One

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Quando iniciamos no mundo digital ou após já estarmos estabelecidos, mas é necessário dar um passo além para escalarmos a operação, a pergunta é inevitável. E quando se trabalha com internet há muito tempo, essa pergunta se torna clichê para o profissional. E todo especialista que se preze terá resposta na ponta da língua, e ela é: DEPENDE!

Sim, ela dependerá de uma série de fatores que o próprio cliente terá que responder e levar em consideração, e algumas delas são: Tamanho que se deseja atingir em termos de faturamento a médio/longo prazo. Nicho de atuação. Ferramentas que se deseja integrar no e-commerce, como gateway, CRM, Ferramentas de BI, Ferramentas de tráfego e mídia, e claro, uma das mais temidas integrações, o ERP. Se será apenas loja virtual ou terá loja física, se sim, muitas estilo franquia ou apenas uma. Orçamento que o cliente tem para implementação e também para manutenção e evolução. Abaixo tratarei dessas questões.

Faturamento a Médio e Longo Prazo

Ter a resposta a essas perguntas é fundamental, pois teremos a noção do tamanho ou ambição do projeto, e revelará se o nível desejado é enterprise, como Magento 2.0, Vtex I.O, Sales Force, ou middle como Shopify e Wake Commerce, ou se o desejo for permanecer pequeno mesmo a longo prazo, algo como NuvemShop ou Lojas Integradas. Precisamos escolher a plataforma desejada a médio longo prazo, pois acredite, trocar de plataforma pode envolver redirecionamento de URL, perda de histórico de performance e custos elevados, além da dor de cabeça. Mas precisamos de mais respostas para encontrar a plataforma que se encaixa com seu negócio.

Nicho de Atuação

A resposta a essa pergunta revelará se pelo nicho de atuação será necessário algum recurso que precise ser customizado na plataforma e se ela realmente permite fazer isso. Por exemplo, fast fashion talvez exija criações de coleções específicas ou recursos relacionados à vitrine virtual, etc. Farmácias e óticas, etc., podem exigir anexação e validação de receita médica. Peças de produtos complexos talvez precisem de renderização 3D para melhor escolha. Muitos desses recursos não existem nativamente, mas é possível customizar, mas algumas plataformas não permitirão esse nível de sofisticação.

Plugin com Ferramentas

Esse assunto é um dos mais complexos, pois as ferramentas que deseja instalar junto ao seu e-commerce hoje podem não ser as mesmas quando ele estiver no ar, seja por necessidade ou por upgrade em determinado serviço. Porém, antes de escolher, certifique-se com a empresa da ferramenta se já existe conexão com a plataforma desejada, seja do tipo plug and play ou alguma API que seu desenvolvedor possa utilizar. Caso não, isso impactará diretamente em duas coisas muito óbvias: tempo para finalizar o projeto, pois se as partes estiverem dispostas a prosseguir, será necessário o desenvolvimento por parte da contratada e custo, obviamente, seja pelo atraso na expectativa de lançamento ou no desenvolvimento da solução, dependendo do acordo.

Haverá Lojas Físicas?

Se a resposta for sim, o conceito de omnicanalidade ou unified commerce passa a ser ainda mais profundo. O ideal será oferecer serviços como pickup in-store (Retire em loja), ou shipping from store (Envio da loja mais próxima). Serviços como esses costumam aumentar a conversão por dar mais opções ao cliente. Soluções simples de plataforma de e-commerce dificilmente terão essa funcionalidade.

Orçamento para Implementação, Sustentação e Evolução

Essa é uma parte ignorada pela maioria das agências e, consequentemente, não exposta ao cliente. Se escolher uma plataforma robusta com muitos recursos, logicamente o custo de implementação será alto, mas além disso, após o go-live (lançamento no site), ele continuará precisando de suporte para features como landing pages específicas, mudanças baseadas em testes A/B e assim por diante. A quantidade de agências desenvolvendo a plataforma pode elevar o custo de ambos os quesitos.

Por isso, se a agência que for escolher lhe der um orçamento sem uma modelagem, consultoria ou entender bem o seu negócio, desconfie!

Nós, da Four2one, estamos disponíveis para ajudar nessa etapa tão importante!