Play

Atendimento WhatsApp (41) 99963-2898

Blog 15 de abril de 2024

Vtex Day 2024 – Resumo, Percepções e Tendências que Ditaram o Evento

Writen by Four2One

comments 0

Vtex Day

O Vtex Day 2024 é um evento de tecnologia amplamente reconhecido que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, aproximando-se do principal evento do setor, o Fórum E-commerce Brasil. A cada ano, o evento cresce em tamanho e relevância.

Isso se deve ao fato de o Vtex Day estar menos focado exclusivamente na plataforma Vtex e mais voltado para tecnologia no varejo de maneira geral.

Observamos um aumento significativo nos estandes de ferramentas e soluções relacionadas a pagamentos, logística, CRM, entre outras, enquanto os estandes das agências do quadrante Vtex diminuíram em tamanho e quantidade. Além disso, notamos a ausência do popular hackathon Vtex, espaço dedicado aos desenvolvedores explorarem a tecnologia Vtex e apresentarem seus projetos, customizações, provas de conceito, entre outros.

Aqui, apresentaremos um breve relato sobre o evento em termos de Palestrantes, Conteúdo e tendências atuais e futuras do e-commerce.

Não é possível abordar todos os aspectos do evento neste post, mas dois temas se destacaram nas palestras: Inteligência Artificial e Retail Media.

Na palestra “Vetores da A.I: o Antes e Depois do ChatGPT”, Rodrigo Murta, Co-founder e CEO da Looqbox, e Ilca Sierra, CMO da Samsung, lideraram um debate rico, moderado por Massimo Enea, Head de Vendas da Vtex. Os gastos com A.I. ultrapassaram 1 bilhão de dólares no Brasil em 2024 e é previsto que, em 10 anos, estará presente em todas as lojas de varejo do mundo, em uma velocidade incrível.

Já utilizamos a IA em aplicativos como Waze, Uber ou Siri, sem nem mesmo perceber. Porém, a IA agora está se tornando geracional, gerando conteúdos, vídeos, respostas, etc. Um dado interessante é que 70% das empresas nos EUA já utilizam IA em algum nível, o que aumentou a eficiência em 30% e a receita em 40%. No entanto, Ilca acredita que a IA não substituirá completamente a mão de obra humana; ao contrário, todos precisarão se atualizar para aprender a trabalhar com ela, como na geração de bons prompts.

Outro ponto discutido foi que não há IA sem uma boa engenharia de dados, tornando a infraestrutura nesse campo fundamental.

Em outra palestra sobre IA na prática, Monica Magalhães, fundadora da Disrupta, Alisson Calgaroto, Diretor de Tecnologia do grupo SOMA, e Alexandre Gusmão, Gerente de Produtos Globais da Vtex, acreditam que para cada decisão que um humano toma no varejo hoje, a IA será capaz de fazê-la melhor, com mais precisão, rapidez e experiência. Os primeiros adotantes dessas tecnologias estão à frente nessa corrida.

Existe um consenso sobre a importância da qualidade no tratamento de dados para alimentar a IA, e é por isso que a NVIDIA está se destacando nesse campo.

Essas são apenas algumas insights sobre as palestras, que abrangeram uma variedade de temas, como “Inteligência Artificial como Co-piloto do Indivíduo”, “Impulsionando o Futuro do Varejo Presente: Inteligência Artificial na Prática”, e “A Revolução da IA: Conectando Tendências Globais”.

Outro tema relevante foi o poder transformador do Retail Media. Ricardo Garrido, Diretor de Marketplace da Amazon, Marco Zolet, Diretor Digital da Americanas, e Carlos Lacerda, Diretor de Retail Media da Pague Menos, discutiram sobre essa tendência de marketing para 2024 e como rentabilizar com essa estratégia. Os primeiros adotantes dessas empresas estão à frente nessa corrida, chamada de “a 3ª onda do marketing”.

Foram discutidos muitos outros temas em diversos palcos, como “Explorando o Potencial do Retail Media: Estratégias de Conteúdo e Monetização de Dados” e “Retail Media: Como Impulsionar as Vendas em 150% no Marketplace: Caso Prático Iron Studios”.

No palco principal, Neil Patel, um dos principais nomes mundiais do marketing, falou sobre Atenção e Retenção. Em um cenário de marketing onde atenção e retenção transformam esforços em desperdício, ele abordou estratégias cruciais para atrair e reter consumidores, explorando técnicas avançadas para criar conteúdo que cativa e otimizar a experiência do usuário para promover a fidelidade.

Laysa Peixoto, nossa primeira astronauta mulher, compartilhou os desafios de chegar à NASA com apenas 20 anos e como lidera um projeto para extrair água do solo lunar.

No encerramento, Mariano Gomide, junto com Malala Yousafzai, mostraram como a educação transforma o mundo, destacando como o esforço supera as adversidades, mesmo em tempos de guerra.

Este foi mais um Vtex Day. Gostaram? Se você não pôde participar, não se preocupe, nos veremos novamente em 2025!